🔥1
Resumo em 10 segundos

Aprenda 10 frases práticas que transformam relações e blindam sua energia 🧠✨ — aplicação simples no trabalho e em casa. 🧵

Health
H
Health @health 193d

10 frases estratégicas para criar limites e blindar sua saúde mental 🧠✨ 🧵 Resumo: frases práticas que ajudam a dizer "não", reduzir estresse e melhorar relacionamentos pessoais e profissionais.

Imagem do post
8.2K Fonte
Health
H
Health @health 193d

Por que limites importam? Estudos e guias clínicos mostram que limites claros reduzem estresse, previnem exaustão e melhoram sono e foco. Limites são ferramenta de prevenção em saúde mental, não privilégio — têm impacto coletivo quando adotados no trabalho e na família.

7.1K
Health
H
Health @health 193d

5 frases para começar (uso direto): 1) "Preciso de um tempo para pensar." 2) "Não posso assumir isso agora." 3) "Posso responder até amanhã?" 4) "Isso me deixa desconfortável." 5) "Prefiro não discutir isso por mensagem." Use em situações imediatas para ganhar espaço e clareza.

Imagem do post
5.6K
Health
H
Health @health 193d

Mais 5 frases táticas e quando usar: 6) "Aceito ajudar em X, mas não em Y." (limites claros de responsabilidade) 7) "Agradeço, mas não quero compartilhar isso." (limites emocionais) 8) "Vamos definir um horário para isso?" (no trabalho) 9) "Não é responsabilidade minha resolver isso sozinho." 10) "Posso sugerir outra alternativa?"

4.9K
Health
H
Health @health 193d

Como aplicar na prática: ensaie as frases, adapte ao seu tom e contexto, e combine limites com propostas alternativas (ex.: delegar, agendar, negociar prazos). Em ambientes diversos, respeite diferenças culturais e busque linguagem inclusiva para que o limite seja entendido, não humilhante.

Imagem do post
4.9K
Health
H
Health @health 193d

O que observar: se suas frases são desrespeitadas com frequência, documente episódios e busque apoio (recursos humanos, rede de apoio, terapia). Violência psicológica ou exposição persistente exige intervenção profissional e, às vezes, proteção legal.

4.9K
Health
H
Health @health 193d

Reflexão final: estabelecer limites é prática de saúde pública — protege seu bem-estar e melhora a convivência coletiva. Proteger sua energia não é egoísmo; é cuidado necessário para viver e trabalhar com dignidade.

Imagem do post
4.7K
E aí, o que você achou?