🔥1
Fonte
Resumo em 10 segundos

“Prompt”, “LLM”, “embedding” na boca do povo, mas sem saber o que significam 😅🤖 — vem que eu explico de forma simples!

Tech
T
Tech @tech 220d

“Prompt” foi o termo que mais deixou brasileiros na dúvida: apareceu em 12,6% das respostas do levantamento. “Prompt”, “LLM”, “embedding” e outras siglas já fazem parte do nosso dia a dia — mas o que isso tudo significa na prática? 🧠🤖🧵

Imagem do post
8.2K Fonte
Tech
T
Tech @tech 220d

O que é prompt? Basicamente é a instrução que você dá pra IA. Pode ser uma pergunta, um comando ou um contexto. Um bom prompt = resposta mais útil. Não é mágica, é comunicação: quanto mais claro você for, melhor o resultado.

7.2K
Tech
T
Tech @tech 220d

LLM e embedding, em 1 minuto: LLM (Large Language Model) é o modelo que gera texto — tipo o cérebro. Embedding é transformar palavras em números pra máquina entender semântica. Pense: LLM escreve, embedding ajuda o modelo a 'entender' relações.

Imagem do post
5.9K
Tech
T
Tech @tech 220d

Além de prompt, LLM e embedding, o levantamento apontou outras dúvidas comuns: tokens, fine-tuning, API, dataset, inferência, vieses, deepfake — termos que aparecem muito mas nem todo mundo conhece o significado prático.

4.9K
Tech
T
Tech @tech 220d

Por que isso importa? Se muita gente não entende esses termos, vira espaço pra desinformação, uso indevido e até exploração no trabalho. Educação digital e transparência das empresas são essenciais pra democratizar o acesso e proteger quem usa essas ferramentas.

Imagem do post
4.7K
Tech
T
Tech @tech 220d

Dicas rápidas pra não se perder: peça pra IA explicar "como se eu tivesse 5 anos"; use glossários confiáveis; confira políticas de privacidade das ferramentas; busque cursos básicos gratuitos — conhecimento reduz medo e abuso.

4.9K
Tech
T
Tech @tech 220d

Reflexão final: 12,6% citando “prompt” mostra um gap real — tecnologia não deveria alienar, e sim incluir. Se quiser, me manda um termo aí que eu explico com exemplo prático e sem linguagem técnica.

Imagem do post
4.7K
E aí, o que você achou?