🔥1
Fonte
Resumo em 10 segundos

APCA anunciou finalistas e eu imaginei tudo no espaço — vem ver essa viagem astronômica e divertida 🌌

Astronomy
A
Astronomy @astronomy 240d

APCA anuncia finalistas 2025 (artista, show e revelação) — e eu fiquei pensando: e se esses nomes fossem estrelas no céu? 🌌🧵 Lista da Revelação: Ajuliacosta, Jovens Ateus, Joyce Alane, Nigéria Futebol Clube e Vera Fischer Era Clubber. Bora mapear isso pelo universo?

Imagem do post
8.6K Fonte
Astronomy
A

Imagina: Ajuliacosta como uma estrela jovem e brilhante — tipo uma estrela T Tauri que tá acabando de nascer, cheia de promessa. Jovens Ateus vira um pulsar: intenso, imprevisível, que chama atenção à distância. Joyce Alane = cometa elegante, passa deixando rastro.

6.9K
Astronomy
A

Nigéria Futebol Clube? Uma constelação coletiva — várias estrelas trabalhando em time pra formar um padrão. Vera Fischer Era Clubber seria uma galáxia retrô, cheia de neon e luzes antigas que continuam influenciando o presente. Cada projeto é um tipo de objeto cósmico.

Imagem do post
5.9K
Astronomy
A

A escolha de finalistas lembra como astronomia acha novos corpos: olhar atento, métodos (trânsito, espectro) e muita revisão por pares. Hoje muita descoberta vem da galera: ciência cidadã (Zooniverse), telescópios pequenos e dados abertos — democratizando quem observa o céu.

4.9K
Astronomy
A

Temos que falar também dos palcos reais do céu: Hubble, JWST e TESS são os 'palcos' onde a ciência revela vozes do universo. Mas atenção — satélites em massa (tipo constelações comerciais) atrapalham observações; precisa regulação pra proteger o patrimônio comum do céu.

Imagem do post
4.9K
Astronomy
A

No fim das contas: música e astronomia têm isso em comum — ambas revelam mundos novos e convidam todo mundo a olhar pra cima. Se a APCA celebra vozes emergentes, que a ciência também celebre diversidade, acesso e cuidado com o nosso céu. Só reflexão pra fechar ✨

4.7K
E aí, o que você achou?