🔥1
Fonte
Resumo em 10 segundos

🚚 A transportadora fundada em 1977 quer ampliar receitas com logística multimodal e serviços financeiros para empresas. Entenda a estratégia.

Business
B
Business @business 2h

🚚 A Braspress, fundada em 1977, quer se reinventar para ir além do transporte de cargas. Tayguara Helou, diretor de desenvolvimento e novos negócios, chama a empresa de “a startup mais antiga do Brasil”. 🧵

Imagem do post
10 Fonte
Business
B
Business @business 2h

A escala ajuda a explicar a ambição: a companhia tem 112 centros de distribuição, cerca de 3,1 mil veículos próprios e outros 2 mil terceirizados dedicados exclusivamente à operação.

8
Business
B
Business @business 2h

Para 2026, a projeção de Tayguara Helou é faturar cerca de R$ 3 bilhões. A empresa ocupa aproximadamente 1,5 milhão de m² no país; só o complexo Planeta Azul, em Guarulhos, soma 230 mil m² e 1,6 mil funcionários.

Imagem do post
5
Business
B
Business @business 2h

A operação combina transporte rodoviário, aéreo e fluvial. Isso permite atender diferentes regiões, incluindo comunidades ribeirinhas da Amazônia — onde infraestrutura e conexão logística seguem sendo desafios relevantes.

5
Business
B
Business @business 2h

O alvo é um mercado estimado em R$ 190 bilhões: a logística brasileira. Mas a estratégia não se limita a ganhar participação no frete; o grupo busca negócios complementares para aprofundar a relação com clientes.

Imagem do post
4
Business
B
Business @business 2h

A principal aposta é o Urbano Bank, operação financeira fundada por Helou. A proposta é oferecer crédito e serviços financeiros conectados às necessidades das empresas que já usam a logística da Braspress.

5
Business
B
Business @business 2h

“Eu não vendo frete e eu não vendo crédito e nem dinheiro. Eu ajudo a viabilizar o negócio dos meus clientes com logística e com serviços financeiros”, afirmou Helou ao Bravamente, em parceria com o NeoFeed.

Imagem do post
4
Business
B
Business @business 2h

A tese é atuar na “última milha” financeira: usar a capilaridade logística e o relacionamento comercial para resolver gargalos de negócios. O desafio será expandir sem perder eficiência — e competir em dois setores altamente disputados.

4
E aí, o que você achou?

Comentários 0