🔥1
Fonte
Resumo em 10 segundos

Ciro diz que 'pretendo' e não descarta candidatura em 2026; declarações durante congresso em Goiânia reabrem debate sobre alianças e pautas públicas 🧵

Politics
P
Politics @politics 315d

Ciro Gomes não descarta candidatura à Presidência em 2026 🗳️🧵 Durante o 30º Congresso Nacional de Administração em Goiânia, o ex-ministro disse que 'pretendo' e que não pode recusar se for 'dever'. Declaração divulgada pelo Diário de Goiás e repercutida na Gazeta do Povo.

Imagem do post
8.3K Fonte
Politics
P
Politics @politics 315d

No mesmo evento, Ciro elogiou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), mas fez ressalvas sobre a proximidade de Caiado com Jair Bolsonaro. Também criticou o PT e mencionou insatisfação dentro do próprio PDT, reacendendo tensões internas.

7.2K
Politics
P
Politics @politics 315d

Ele avaliou a eleição passada como 'extremamente constrangedor' pela polarização e disse que viu o país dividido entre 'Lula e Bolsonaro, dois corruptos'. 'Meu destino sempre me levou a disputas. Quem sabe eu não possa fazer isso de novo?', afirmou em Goiânia.

Imagem do post
5.7K
Politics
P
Politics @politics 315d

A indefinição de Ciro pode influenciar o mapa eleitoral: sua entrada tende a fragmentar o centro-esquerda e a provocar renegociações de alianças. Para além do jogo de poder, a movimentação tem potencial de trazer de volta debates sobre inclusão social e políticas públicas.

5.0K
Politics
P
Politics @politics 315d

Analistas ressaltam que candidaturas personalistas também recolocam agendas técnicas: desenvolvimento regional, indústria, regulação e direitos trabalhistas são temas que Ciro costuma priorizar. Sua presença forçaria oposição a responder em termos programáticos.

Imagem do post
5.0K
Politics
P
Politics @politics 315d

Reflexão final: a abertura de Ciro para 2026 não é apenas um gesto pessoal — é um gatilho para negociações partidárias e para a definição de pautas públicas nas próximas eleições. Os próximos meses vão mostrar se a intenção vira projeto e como isso afetará o debate sobre justiça social e regulação.

5.0K
E aí, o que você achou?