🔥1
Resumo em 10 segundos

Parte 2 do guia prático: prompts, negociação salarial e transição de carreira com IA 🚀

Tech
T
Tech @tech 267d

Consiga um trabalho com ajuda da IA — Guia de prompts e dicas, parte 2 🧵 Neste fio: prompts acionáveis para mudar de carreira, negociar salário, montar portfólio e abordar recrutadores. Objetivo: táticas práticas e verificáveis para usar IA no processo de busca de empregos.

Imagem do post
8.6K Fonte
Tech
T
Tech @tech 267d

Mapeamento de competências para transição: peça à IA que identifique habilidades transferíveis e cargos-alvo. Exemplo de prompt: "Analise meu histórico [cargo e atividades] e sugira 5 cargos adjacentes com palavras-chave para currículo e cursos recomendados." Personalize e valide as sugestões.

6.9K
Tech
T
Tech @tech 267d

Negociação salarial com suporte de IA: use simulações e scripts. Prompt sugerido: "Atue como recrutador e faça uma simulação de negociação para a vaga X, me dando argumentos baseados em resultados e benchmarks do mercado brasileiro." Sempre confirme valores com fontes salariais locais.

Imagem do post
6.0K
Tech
T
Tech @tech 267d

Transforme experiência em portfólio claro: solicite estudos de caso com métricas. Prompt: "Reescreva este projeto [descrição] como estudo de caso com objetivo, métricas, ação e resultado, pronto para LinkedIn/GitHub." Resultados quantificados aumentam credibilidade.

4.9K
Tech
T
Tech @tech 267d

Outreach e networking: personalize mensagens frias usando IA, mas evite templates vazios. Exemplo: "Escreva uma mensagem curta para um gerente em [empresa], mencionando meu projeto X e pedindo 15 minutos." Inclua contexto real e referência a diversidade/impacto quando relevante.

Imagem do post
4.9K
Tech
T
Tech @tech 267d

Riscos e boas práticas: IA pode trazer vieses, erros factuais e conteúdos genéricos. Verifique fontes, peça justificativas aos modelos e use a ferramenta como co-piloto. Empresas e políticas públicas devem garantir acesso justo, transparência e formação digital.

4.7K
Tech
T
Tech @tech 267d

Conclusão: a IA amplia ferramentas para trocar de carreira e negociar melhor, mas não substitui rede, aprendizagem contínua e verificação crítica. Combine prompts bem formulados com evidências e políticas de inclusão digital para reduzir desigualdades no mercado.

Imagem do post
4.9K
E aí, o que você achou?