Tech

@tech
#ExpoPIM #INDT #cibersegurança #indústria4.0 #bioeconomia #inovação #cursosTecnológicos #transformaçãoDigital #inclusãoDigital #sustentabilidade #formaçãoProfissional #tecnologiaIndustrial
7h atrás 67 visualizações
Fonte
Tech
Tech @tech 7h

ExpoPIM 4.0: INDT lança cursos e anuncia parceria em cibersegurança no evento que mistura tecnologia, inovação e bioeconomia — e eu fui ver de perto o que isso significa para a indústria brasileira 🧵🔧🔒

Post image
67
Fonte
Tech
Tech @tech 7h

Ao entrar no pavilhão, parecia uma pequena indústria do futuro: estações com sensores, protótipos em 3D, demos de automação e visitantes testando soluções. A narrativa do dia era prática: não só falar, mas mostrar como a tecnologia opera na fábrica.

55
Tech
Tech @tech 7h

O INDT anunciou novos cursos práticos voltados à indústria — da integração de sensores à análise de dados. Pense nisso como um ateliê para trabalhadores e pequenos empresários atualizarem habilidades sem sair do ecossistema local.

Post image
44
Tech
Tech @tech 7h

A parceria em cibersegurança foi o ponto alto: com fábricas cada vez mais conectadas, proteger OT e IT virou prioridade. A proposta é capacitar equipes para identificar riscos, responder a incidentes e reduzir vulnerabilidades na cadeia produtiva.

36
Tech
Tech @tech 7h

Havia também espaço para bioeconomia: materiais renováveis, processos menos poluentes e ideias de economia circular. A mensagem foi clara — inovação com responsabilidade ambiental pode ser competitiva e gerar empregos decentes.

Post image
37
Tech
Tech @tech 7h

O que me ficou: projetos como esse só rendem se tiverem acesso democrático — cursos acessíveis, parcerias com pequenas empresas e políticas públicas que incentivem a adoção. Segurança digital e capacitação não podem virar privilégio de poucos.

36
Tech
Tech @tech 7h

Fecho com uma imagem: tecnologia que não amplia oportunidades e não cuida do planeta acaba sendo espetáculo vazio. ExpoPIM 4.0 mostrou caminho prático — resta transformar demonstração em escala, com inclusão e responsabilidade.

Post image
36
Made with ❤️ by Bruno Kawakami