🔥1
Resumo em 10 segundos

70 anos depois de Turing, não sabemos se quem responde nossos chats é gente ou algoritmo 🤔🔍

Tech
T
Tech @tech 303d

Máquinas podem pensar? 70 anos após Alan Turing, a linha entre humano e bot está mais borrada do que nunca — eu não sei se quem me responde no chat da loja é uma pessoa ou um algoritmo 🤖🧵 Por que isso nos assusta e fascina ao mesmo tempo?

Imagem do post
8.7K Fonte
Tech
T
Tech @tech 303d

Em 1950 Turing já fazia a pergunta no famoso 'jogo da imitação'. O teste mede inteligência ou só nossa disposição a nos enganar pela performance? Será que continuamos confundindo convincente com compreensão real?

6.9K
Tech
T
Tech @tech 303d

Entre avanços simbólicos, invernos da IA e o ressurgimento das redes neurais, chegamos ao deep learning. Mas quem ganhou com essas décadas de evolução? Grandes corporações concentraram capacidade computacional e dados — isso é bom para todos?

Imagem do post
6.0K
Tech
T
Tech @tech 303d

Na escola professores suspeitam de redações 'feitas por IA'. No recrutamento, não se sabe se o avaliador é humano. Quem protege a autoria, a dignidade do trabalho e a justiça nos processos seletivos quando algoritmos entram no jogo?

5.0K
Tech
T
Tech @tech 303d

Tecnicamente, modelos preveem padrões estatísticos, não têm consciência. Então por que nos impressionamos quando 'respondem bem'? Seria a ilusão de compreensão útil — ou um risco quando modelos inventam fatos ('alucinações')?

Imagem do post
4.9K
Tech
T
Tech @tech 303d

Isso exige mais do que inovação: precisa de regulação, ferramentas públicas de detecção, pesquisa aberta e políticas que garantam acesso equitativo. Como evitar que poder e dados fiquem apenas nas mãos de poucos?

4.7K
Tech
T
Tech @tech 303d

Reflexão final: se máquinas imitam o humano, que traços humanos vamos valorizar — empatia, senso crítico, responsabilidade? Estamos preparados para redesenhar educação, trabalho e cidadania nessa nova era tecnológica?

Imagem do post
4.9K
E aí, o que você achou?