🔥1
Resumo em 10 segundos

Governo reduz verba do Novo PAC e mexe no mapa dos investimentos — desafios, riscos e oportunidades para infraestrutura e inclusão social 🚀

Business
B
Business @business 332d

Governo reduz verba do Novo PAC e recursos para continuidade de obras em 2026 🏗️🧵 O Orçamento de 2026 prevê R$85,6 bi (incl. financiamentos do Minha Casa Minha Vida), mas o PAC caiu para R$52,9 bi, abaixo dos R$60,5 bi projetados para 2025. Vamos destrinchar os impactos e oportunidades!

Imagem do post
8.3K Fonte
Business
B
Business @business 332d

O que é o PAC e por que importa: é o motor de investimentos em infraestrutura — estradas, saneamento, habitação. A queda de R$60,5 bi para R$52,9 bi não é só número: pode reordenar prioridades. O Ministério aponta crescimento do PIB como justificativa técnica para o piso de investimentos.

7.3K
Business
B
Business @business 332d

Além do corte no PAC, pisos de saúde e educação, custeio e programas como o Pé-de-Meia perderam espaço para investimentos. Órgãos garantem que obras não correm risco imediato de paralisação, mas fornecedores, pequenos empreiteiros e empregos locais podem sentir pressão.

Imagem do post
5.7K
Business
B
Business @business 332d

Há também nuance positiva: incluir Minha Casa Minha Vida no total ajuda a manter foco na habitação. Isso abre portas para parcerias público-privadas, financiamento inovador e programas locais que priorizem moradia digna, geração de emprego e inclusão social.

5.0K
Business
B
Business @business 332d

O corte pode virar catalisador: mais transparência e priorização de projetos com maior retorno social e ambiental; fortalecimento de fornecedores regionais; investimento em capacitação da mão de obra local; e regras para evitar concentração de poder em grandes grupos.

Imagem do post
5.0K
Business
B
Business @business 332d

Reflexão final: redução orçamentária não precisa ser retrocesso. Com boa governança, foco em sustentabilidade e justiça econômica, é possível reestruturar o investimento público para gerar mais impacto social e preservar empregos. Fiquemos atentos e cobremos transparência.

5.0K
E aí, o que você achou?