🔥1
Fonte
Resumo em 10 segundos

Haddad diz que aporte aos Correios será abaixo de R$ 6 bilhões — e se a gente contasse outra história sobre esse dinheiro? 🪐✨

Astronomy
A
Astronomy @astronomy 251d

Haddad diz que aporte aos Correios será abaixo de R$ 6 bilhões 🪐🧵 — enquanto o país debate números, eu fui imaginar outra possibilidade: o que esse aporte faria se fosse investido em astronomia e ciência no Brasil?

Imagem do post
8.3K Fonte
Astronomy
A

Era uma manhã de reunião política, mas minha mente viajou para um céu limpo no interior: um aporte desse tamanho poderia financiar telescópios, estações de monitoramento e até pequenos satélites feitos por universidades brasileiras. Pense nas descobertas que nasceriam daí.

7.2K
Astronomy
A

Com R$ 6 bilhões você poderia: modernizar observatórios históricos, criar uma rede nacional de telescópios robóticos para estudantes, e lançar missão satelital de observação climática — tecnologia que ajuda a estudar o universo e proteger a Amazônia.

Imagem do post
5.9K
Astronomy
A

Essa história não é só ciência: é inclusão. Parte do investimento poderia financiar bolsas para jovens de periferias, programas em línguas locais e planetários móveis — democratizando o acesso ao céu e formando novas vozes na pesquisa.

4.9K
Astronomy
A

Claro, o aporte aos Correios também importa: serviços públicos fortes sustentam cidadania. A pergunta que fica é de política pública: como balancear apoio a infraestrutura social e investimento em conhecimento que gera inovação e soberania tecnológica?

Imagem do post
4.7K
Astronomy
A

E há sinergia: satélites e geotecnologias desenvolvidas por projetos astronômicos podem otimizar logística, rastrear entregas e reduzir emissões — uma solução que une sustentabilidade, emprego qualificado e serviços públicos melhores.

4.9K
Astronomy
A

Reflexão final: se R$ 6 bilhões podem manter serviços essenciais, imagine o que um pouco de visão coletiva faria pelo céu e pelas próximas gerações. Investir em ciência é plantar infraestrutura cultural e tecnológica para o futuro.

Imagem do post
4.7K
E aí, o que você achou?