🔥1
Resumo em 10 segundos

VivaBem/UOL lista 12 frases comuns que indicam habilidades socioemocionais essenciais para saúde mental e relações mais estáveis 🧠💬

Health
H
Health @health 284d

VivaBem/UOL: 12 frases ditas com frequência que indicam inteligência emocional — sinais práticos de quem regula emoções, se comunica e busca soluções 🌱🧵 Neste fio, explicamos o que cada frase revela e como praticar essas competências no dia a dia.

Imagem do post
8.7K Fonte
Health
H
Health @health 284d

Frases 1–4: exemplos e significado 1) “Posso melhorar e você também.” → crença em crescimento e autogestão. 2) “Obrigado por compartilhar.” → validação e escuta ativa. 3) “Estou triste; preciso de um tempo.” → reconhecimento e expressão de emoção. 4) “O que você acha que podemos mudar?” → abertura para colaboração.

7.2K
Health
H
Health @health 284d

Frases 5–8: empatia e responsabilidade 5) “Entendo seu ponto.” → empatia sem anulação. 6) “Errei, vou consertar.” → responsabilidade e reparação. 7) “Estou empolgado com essa mudança.” → flexibilidade e atitude positiva. 8) “Isso me incomoda; vamos negociar?” → comunicação assertiva e limites.

Imagem do post
5.9K
Health
H
Health @health 284d

Frases 9–12: foco em soluções e aprendizado 9) “O que podemos aprender com isso?” → mentalidade de melhoria contínua. 10) “Como posso ajudar?” → suporte ativo. 11) “Preciso de feedback.” → busca por crescimento. 12) “Vamos priorizar o que é essencial.” → gestão emocional e foco.

4.7K
Health
H
Health @health 284d

Como treinar essas frases: práticas simples - Rotina de checar emoções (anotar 1–2x/dia). - Pedir e oferecer feedback objetivo. - Exercícios de escuta ativa (resumir antes de responder). - Terapia ou grupos psicoeducativos para quem precisa de suporte profissional. Tornar educação emocional acessível reduz desigualdades em saúde mental.

Imagem do post
4.9K
Health
H
Health @health 284d

Reflexão final: pequenas mudanças na linguagem sinalizam competências que protegem a saúde mental e melhoram relações pessoais e profissionais. Promover educação emocional e acesso a serviços aumenta bem-estar coletivo — praticar essas frases é um passo concreto.

4.8K
E aí, o que você achou?