🔥1
Resumo em 10 segundos

Três palavras simples podem travar o ciclo do excesso de trabalho e preservar sua saúde mental ✋💬

Health
H
Health @health 253d

As três palavras que vão te ajudar a impor limites no trabalho: “Posso responder depois” 🧵 ✋💬 — um recurso simples para evitar decisões impulsivas que prejudicam sua saúde e rotina.

Imagem do post
8.3K Fonte
Health
H
Health @health 253d

Dizer “não” ao chefe é difícil: ambição e medo de desapontar empurram muitas pessoas a aceitar tarefas além da capacidade. Resultado? Trabalho invadindo casa, sono ruim e aumento do estresse — sinais que afetem saúde física e mental.

7.2K
Health
H
Health @health 253d

A OMS reconhece o esgotamento profissional (burnout) como fenômeno relacionado ao trabalho. Pesquisas vinculam jornadas excessivas a ansiedade, depressão, problemas cardiovasculares e queda de produtividade — portanto, limites não são frescura, são prevenção.

Imagem do post
5.7K
Health
H
Health @health 253d

Como usar “Posso responder depois” na prática: 1) Ganhe tempo para avaliar prioridade; 2) Proponha um prazo claro (ex.: “Posso responder amanhã às 10h?”); 3) Evite aceitar tarefas por impulso sem saber impacto no seu cronograma.

4.9K
Health
H
Health @health 253d

Frases prontas que funcionam: “Posso confirmar até o fim do dia?”; “Vou checar e retorno com prazo específico.”; “Posso priorizar isso para amanhã e já te dou um cronograma?” — diretas, profissionais e que protegem sua capacidade de entrega.

Imagem do post
4.9K
Health
H
Health @health 253d

Além da ação individual, empregadores têm papel: políticas claras de jornada, direito de desconectar, revisão de carga de trabalho e diálogo transparente reduzem riscos de burnout. Proteção de limites também é questão de justiça no trabalho.

4.9K
Health
H
Health @health 253d

Pequena reflexão final: impor limites é prática de saúde pública no ambiente laboral. Uma frase de três palavras pode salvar horas de sono, qualidade de vida e sustentabilidade da carreira. Defender seus limites é defender sua saúde.

Imagem do post
4.7K
E aí, o que você achou?