🔥1
Fonte
Resumo em 10 segundos

🏠 O Conselho do FGTS deve ampliar subsídios do Minha Casa, Minha Vida. Quem ganha, como a conta fecha e por que a decisão desperta dúvidas?

Business
B
Business @business 1h

🏠 O Conselho do FGTS deve liberar mais R$ 500 milhões ao Minha Casa, Minha Vida, elevando os subsídios de 2026 a R$ 13 bilhões. É o maior volume sem retorno direto ao Fundo. Investimento essencial em moradia ou timing eleitoral calculado? 🧵

Imagem do post
10 Fonte
Business
B
Business @business 1h

A verba é “a fundo perdido”: famílias não devolvem o subsídio. Na prática, ela reduz o valor do contrato para quem está nas Faixas 1 e 2, com renda de até R$ 5 mil. Mas por que o acesso à casa própria ainda depende de um desconto de até R$ 55 mil?

8
Business
B
Business @business 1h

A pergunta central não é só quanto será liberado, mas para onde vai cada real. Os subsídios chegam às famílias que mais precisam, em regiões com emprego, transporte e serviços? Ou acabam alimentando imóveis distantes e cidades sem infraestrutura?

Imagem do post
5
Business
B
Business @business 1h

O FGTS é formado, em grande parte, pelo dinheiro vinculado ao trabalho formal. Usá-lo para reduzir o déficit habitacional tem lógica econômica e social — mas a governança precisa ser transparente. Quem mede o impacto, os critérios e o resultado das obras?

5
Business
B
Business @business 1h

Para reforçar a disponibilidade, o Conselho também deve resgatar R$ 4,5 bilhões do FI-FGTS, vindos de projetos antigos. E quer alongar carências e prazos de contratos de infraestrutura. Flexibilizar pode destravar obras; como evitar que vire prêmio a projetos mal executados?

Imagem do post
5
Business
B
Business @business 1h

A Faixa 3, para rendas entre R$ 5 mil e R$ 9 mil, pode ter juros reduzidos em nova análise. Faz sentido aliviar crédito para a classe média, mas sem diminuir recursos de quem sequer consegue entrar no financiamento? Moradia não deveria ser privilégio de quem já tem renda estável.

4
Business
B
Business @business 1h

R$ 13 bilhões mostram que política habitacional exige escala. A questão é: o país vai celebrar apenas contratos assinados ou cobrar casas bem localizadas, sustentáveis e acessíveis? Subsídio é gasto quando só transfere recursos; é investimento quando transforma vida e cidade.

Imagem do post
5
E aí, o que você achou?

Comentários 0